quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dia da Bandeira


Hoje, 19 de novembro, comemoramos o dia da Bandeira do Brasil. É uma das poucas bandeiras nacionais no mundo que não possuem as cores preta ou vermelha, geralmente associadas á guerra ou ao sangue, na sua composição. Foi escolhida no ano de 1889, segundo recomenda o decreto de lei n.º 4. Com o passar dos anos foram acrescentadas algumas estrelas. Primeiramente, eram 21 estrelas, hoje contém 27 estrelas. As estrelas, representam os Estados que formam a União, são simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A inscrição "Ordem e Progresso", sempre em verde, é o lema político do Positivismo, forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Auguste Comte. As quatro demais cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto, o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil. Uma pergunta que fica é você sabe cantar o hino da bandeira? A letra conhece? Realmente não damos o valor necessário a nossa Bandeira nacional. Anos atrás era obrigatório em todas as escolas, cantarem o hino Nacional e da bandeira antes de começar as aulas, hoje isso foi esquecido. Seria positivo ou desnecessário adiocionar esses costumes aos nossos dias?

6 comentários:

Cyntia disse...

Nossa! No primário eu decorei todos os hinos para cantar às terças-feiras.. haha, agora só lembro do hino nacional. Mas isso já é grande coisa, pq muitos, mas muitos brasileiros nem isso sabem...
=D

Layra disse...

Eu também sabia os hinos! e tinha sessão civica toda semana!
hahahaa
Acho que ainda devia ter isso nas escolas, porque hojee infelizmente são poucas as pessoas que sabem o hino brasileiro inteiro!

Emely leal disse...

É ,NA ESCOLA ONDE ESTUDEI , TÍNHAMOS QUE CANTAR O HINO NACIONAL 3 VEZES POR SEMANA, ERA SAGRADO, NA SEGUNDA, QUARTA, E SEXTA, ATÉ ONDE EU SEI AGORA SÓ SE CANTA UMA VEZ POR SEMANA. MAS PELO MENOS CANTAM NÉ.O CERTO SERIA SEGUIR SEMPRE A MESMA ROTINA PARA QUE ESSA NOVA GERAÇÃO SAIBA CANTAR O HINO TODO. AFINAL, É O HINO DO NOSSO BRASIL!!!!!

elaine.livraria@hotmail.com disse...

Eu,guando estudava, sempre cantava o Hino Nacional,isso era uma regra da ESCOLAe quem não cantava....a Diretora da Escola fazia escrever o Hino Nacional muitas vezes.
Seria bom que todas as Escolas seguice esse exemplo ,que muitos alunos de hoje não sabe cantar o Hino Nacional inteiro...quem não sabe o HINO é um vergonha.

Elianno José disse...

pra dizer pra vc o certo mesmo só sei aprimeira parte
ouviram do ipirnga as margens placidas de um povo ...
e ja esqueci
é que faz muito tempo que cantava nas escolas nem me lembro mais de nada

Foca InFoco disse...

Oi, Eliezer
Eu realmente sou apaixonada por essa abndeira. Ainda tenho aquela emoção que dá vontade de chorar ao ouvir o Hino Nacional.
Enquanto houver patriotismo emnós, haverá uma solução.