segunda-feira, 17 de novembro de 2008

SUA VOZ NA LOCUÇÃO EM RÁDIO

Muitos jovens, principalmente estudantes de jonalismo se perguntam como se tornar um locutor de sucesso em rádio. Alguns tem o sonho de se tornar âncora de um programa jornalístico, outros sonham em fazer reportagens, outros querem ser radialistas, outros querem fazer gravações publicitárias, tem também aqueles que querem e estudam para serem comentaristas de rádio em diversas transmissões ao vivo (esportes, espetáculos, carnaval e etc), enfim querem atuar usando sua voz, colocando em prática sua locução que nada mais é do que narrar ou ler em voz alta um texto ou comentário.
Segundo o Cadastro Brasileiro de Ocupações organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, esta é a descrição da atividade dos locutores profissionais:
"Apresentam programas de rádio e televisão, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam fatos, lêem textos no ar, redigem a notícia, narram eventos esportivos e culturais, tecem comentários sobre os mesmos e fazem a locução de anúncios publicitários; entrevistam pessoas; anunciam programação; preparam conteúdo para apresentação, pautando o texto, checando as informações, adaptando-se aos padrões da emissora e do público–alvo; atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias alternativas como cinema e internet." Em rádio, a locução é essencial e indispensável, para transmitir as informações, que são as notícias, repotagens e entrevistas e para tornar realidade uma programação de uma rádio, a qual é determinada conforme as características próprias de cada emissora de rádio, conforme define seus responsáveis.
Não podemos esquecer,que todos os locutores tem que ter em mente que não está falando apenas para a pessoa que está ao seu lado, mas sim para milhares de pessoas que estão em suas casas, trabalhos e veículos ouvindo, e por isso deve cuidar muito mais com a sua dicção, com as pausas e continuidade das suas frases para que o ouvinte possa ouvir com clareza e entender a informação.
Existem vários tipos de locução. Locutor narrador que é aquele que está sentindo, se emociona com o texto e acima de tudo interpreta o papel, sendo ele quase um ator. Locutor apresentador que é o que comanda as atrações do programa fazendo o trabalho de "âncora". Dá informações diversas e necessárias ao andamento do programa. Locutor esportivo que geralmente é vibrante, espontâneo e improvisador. Locutor entrevistador que é o que expõe, narra fatos, faz entrevistas e pesquisa acontecimentos através de perguntas que dirige com os personagens da matéria. Locutor noticiarista que lê as notícias cujos textos são preparados e revisados pela redação do programa ou da rádio. Usa a ênfase, a sobriedade e a seriedade. E o locutor publicitário que antes de tudo um ator. Interpreta, encena e dá a entonação necessária à peça publicitária. Seu sonho é trabalhar nessa área? Tudo depende de seu esforço. Quem me conhece um pouco sabe, que amo de coração essa área, e a cada dia que passa aprendo amar ainda mais.

7 comentários:

nois na fita disse...

Ola Eliezer.....

Comfesso que seu texto me despertou o interesse de falar em uma rádio, ou melhor aprender a falar em uma emisssora de radio.... Bem interessante.....

Dias atrás ouvi você fazendo umas daquelas mensagens, acredita que chorei? É eu e minha esposa. Parabens pelo profissional que você é... continue sempre assim...

Gisele disse...

Olá amigo..
pois então, você tem tudo a ver mesmo com rádio.. até mesmo recebeu o dom da sua voz destinado para isso..

Realmente.. todos, indepenente da forma que seja, utilizam da voz para interpretar e passar ao público a informação desejada.
Eu já falo bastante por natureza, então espero daqui alguns anos poder desfrutar desse artificio, não com rádio, mas de alguma outra forma que me satisfaça!

beijoss

Cyntia disse...

Como no rádio não se tem o recurso das imagens e impera o imediatismo, a voz deve ser muito bem trabalhada, para que passe para oas ouvintes a devida entonação que cada notícia exige. Não é fácil ter que valer-se somente deste recurso! Parabéns a você e a todos os radialistas!!

Emely leal disse...

BOM, SEI QUE SOU SUSPEITA A FALAR, MAS ESSE RAPAZ TEM A VÓZ PERFEITA, MARAVILHOSA, E MUITA BEM TRABALHADA, É CONSIDERADO O MELHOR LOCUTOR AQUI DA REGIÃO, E ACREDITO QUE SE TORNARÁ UM DOS MELHORES DO PARANÁ, QUEM SABE DO BRASIL.

VOCÊ TEM UM FUTURO BRILHANTE PELA FRENTE, PODE ACREDITAR!!!!!!!!!!

elaine.livraria@hotmail.com disse...

OLÁ maninho...
Acredite em seus sonhos,você é um profissional brilhante,vai além do que você imagina.
Tenha um futuro de grandes realizações na sua grande carreira de radialista.

Elianno José disse...

nossa deve ser dificil ser locutor , pra dizer mesmo não queria essa profissao pra mim, pô alem de te q fala certinho, ainda tem que sabe bem portugues e ainda tem que ter voz bonita..cara tenho que te dar os parabéns continua nessa luta
abraço

Elianno José disse...

nossa deve ser dificil ser locutor , pra dizer mesmo não queria essa profissao pra mim, pô alem de te q fala certinho, ainda tem que sabe bem portugues e ainda tem que ter voz bonita..cara tenho que te dar os parabéns continua nessa luta
abraço